top of page

Entrevista: Emanuel Fernandes


Falar de rock and roll em Palotina e não falar do Manu? Sem chance, né? O Manu é uma das lendas do rock palotinense e já passou por várias bandas desde a adolescência até hoje. Além da dominar a arte guitarrística, ele também demonstrou grande evolução no vocal ao longo dos anos e, depois do Tributo ao Raul Seixas, pode ser considerado um dos grandes frontmen do rock palotinense, wow! Conhece a história do Manu? Dá só uma olhada no que ele conta pra gente:

" Minha familia sempre foi meio musical, meu pai e minhas duas irmãs tocavam violão e a Sonia e a Silvia participavam de festivais e ganharam vários prêmios na época, mas o que me levou ao Rock foi quando me mudei pra Palotina e eu tinha 12 anos. Conheci o Delai (Eduardo Delai), que foi também minha primeira amizade na cidade, e, pela influência dele, conheci Engenheiros, Raul, até o rock mais pesado como Iron, Metalica, Iced Earth. Quando ele me mostrava os videos clipes, na época em em fitas k7, a guitarra começou me chamar atenção, mas devido ao meu problema na mão esquerda eu achava que não poderia tocar.


Eis que o destino te mostra o caminho novamente. Vejo o mestre Bonfa (Fernando Bonfim) tocando com a Projeto 4 no Colégio Santo Agostinho com a guitarra ao contrário, aí minha fica caiu. Desculpa a ignorância, mas até então nunca tinha visto um canhoto, não conhecia Jimmy Hendrix, Toni Iommy, pois ainda não estava inserido no mundo do Rock. Então, conheci o Bonfa e, quando a amizade estava formada, pedi a ele que me ensinasse a tocar violão, depois guitarra. O dom de ensinar ja estava inserido nele, acredito pelos pais que têm, então vem a primeira banda Thyfóiders - a mesma descrição que o Delai passou que nem me atrevo a falar de novo, pois não conseguiria passar tantos detalhes. Nessa fase tive muita ajuda do Zé (José Roberto), Du (Delai) e Bonfa para ter qualidade, tanto como instrumentista como pessoa, para poder estar num palco. Devo a eles o que sou hoje."

Rock do Velho Oeste: Você poderia falar um pouco sobre como surgiu a ideia dos tributos e a correria pra fazê-los dar certo?


"O tributo surgiu com a banda Máquinas Velhas, Eu , Zé, Du, Beto (Luiz Alberto Pizzatto) e Edilson (Alves Ferreira). Eu estava escutando muito Legião, minhas musicas autorais eram de total influência do Renato Russo, e me pintou a ideia de fazer o tributo. Acho que escutei todas as músicas dele, até as regravações de músicas Italianas e quase toquei uma aquela época, mas, no final, vi que não capacidade kkk. Naquela época, eu já tinha influência no comércio, então foi super fácil conseguir patrocínio das empresas. Assim, loquei o som da brilho e fiz os cartazes. Com influência da galera, ele saiu de uma forma muito legal, a gente lotou aquele tearo, foi fodástico!! Acho que pra nossa cena do rock no momento, foi uns dos grandes shows da época, mas o melhor veio 10 anos depois: o mestre do rock brasileiro em todas as esferas que se pode imaginar, Raul Seixas, vem pra quebrar tudo e emocionar todas as gerações. Também foi super fácil fazer. Aí já tinha a ferramente chamada Facebook pra ajudar, e as participações da Banda Outro Lado, Delai, Zanin e compania foi muitoooooo show, inesquecível. Tenho a intenção de fazer mais um, só que trazendo novamente Legião e quem sabe realizar com a mesma grandeza que foi Raul."

Eu estive presente nos dois tributos organizados pelo Manu e posso confirmar: Foram dois acontecimentos muito importantes pra cena rock de cada época. Na primeira vez, tínhamos muito pouca chance de presenciar um show ou festa de rock em Palotina. A gente ficava restrito às nossas fitas k7 gravadas de amigos, raríssimos vídeos baixados da internet discada (foi assim que conheci e ~me apaixonei~ por Iced Earth, culpa do Du Delai, também), CDs caríssimos que a gente conseguia emprestar ou mandar gravar, bem no comecinho dos CD-Rs. O tributo ao Legião Urbana foi um marco mesmo. Lembro de estar lá no fundo do Teatro Municipal, vendo os amigos do meu irmão (saudosa Máquinas Velhas), moleques na época, tocando e curtindo as músicas do Legião, que foi uma banda que influenciou pra caramba nossa geração, em uma época distante em que o rock ainda tocava na rádio FM... e as pessoas que estavam sentadas nas cadeiras começarem a ficar de pé e ir lá pra frente do palco, assim como aconteceu no tributo ao Raul. Emocionante pra uma época em que não se tinha uma cena rock mainstream em Palotina, a gente só ouvia rock em festinha dos migos e gostar de rock era sinônimo de coisa ruim (ou vocês estão achando que andar de camiseta preta de banda é grande coisa hoje em dia? kkkkk se hoje ainda tem gente que olha torto, imagina naquela época... imagina sendo menina... mas esse é papo pra outro post).


Já o tributo ao Raul Seixas foi um show à parte - o Manu estava muito mais seguro no vocal e na frente do palco, os instrumentos entregaram um som do caralho e a banda de acompanhamento contava com bastante experiência de músicos que, na época do Legião, eram moleques e, agora, já eram profissionais. O pessoal gostou tanto que o tributo ao Raul rendeu mais dois shows na cidade: um na antiga Life (hoje Paradise) e um na praça Amadeo Piovesan, nas comemorações de final do ano do município.


E vocês? Estiveram em algum desses tributos? O que esse momento representou pra vocês? Conta pra gente, vai ser muito legal saber qual foi a experiência de vocês também!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page