Caindo na Estrada 02 - Saindo da Garagem Parte 2
Fala moçada! Hoje vamos dar continuidade à série Caindo na Estrada. Se você ainda não leu o nosso primeiro artigo, clique aqui.
Agora que sua banda SOA BEM, definiu um REPERTÓRIO, se PREPAROU para tocar sem parar no meio do show e escreveu suas falas, vamos partir para a melhor parte: O SHOW!
No começo é difícil alguém aparecer e dizer "Cara! Que banda legal a sua. Quero que você toque na minha festa".
Se isso aconteceu, se anime, pois é raro!
As primeiras apresentações geralmente acontecem em audições de escola de música, finais de ano na praça e nos colégios através de shows de talento para alunos. Essas são oportunidades que precisam ser aproveitadas, pois isso vai colocar sua banda pra testar todo o trabalho desenvolvido na garagem. Portanto:
APROVEITE A OPORTUNIDADE DE TOCAR EM QUALQUER LUGAR QUE APARECER!
Procure adequar seu repertório de acordo com o tipo de evento. A melhor forma de fazer isso é pensar no público que vai estar presente. Qual é a idade? Qual é o gosto musical? Qual é proposta do evento? Quanto tempo precisa tocar?
Mas aí vem a questão!
"Não rola tocar na escola porque meu estilo é Black Metal, lá todo mundo só gosta de sertanejo."
A ideia aqui é aproveitar o espaço para testar o que funciona ou não, entrosar a banda, desenvolver a postura de palco e ganhar experiência.
Mas se o seu estilo é de nicho, ou seja, poucas pessoas curtem, faça o show para aquele 3%. Não se preocupe em agradar a todos. Algumas bandas pagam um preço por assumir esse POSICIONAMENTO. Acabam tocando menos, pois ficam limitados a eventos ligados ao estilo que tocam.
O POSICIONAMENTO da banda é como a banda quer ser vista, como serão lembrados e para que serão chamados para tocar. Geralmente o posicionamento vem com o tempo, depois que a banda sabe o que quer e está pronta para seguir profissionalmente. Falaremos futuramente sobre o assunto.
TOQUE EM FESTAS DE ROCK OU PROMOVA UMA
Se sua cidade tem uma cena rock, provavelmente também tem festas onde as bandas tocam. Se não houver cena nenhuma, crie. Promova festas com outras bandas, faça parcerias e convide as pessoas para as suas festas.
Faça amizades relacionadas ao seu estilo, afinal de contas, amigos que gostam das mesmas coisas tem muito em comum. Amizades dentro do seu estilo podem ser encaradas como network (rede de contatos de trabalho). Procure ter boa relação com todos, pois nesse ramo o network é importantíssimo. Dessas amizades podem surgir parcerias, público e quem sabe, futuros fãs.